segunda-feira, 11 de julho de 2011

QUEM PODE RECEBER O SACRAMENTO DA PENITÊNCIA

Todo aquele que for batizado pode receber o sacramento da penitência desde que procure seguir alguns passos: Para confessar bem é necessária uma preparação imediata com a oração. Em seguida, faz-se um atento exame de consciência .Isto significa confrontar-se com a palavra de Deus para distinguir as próprias incoerências, defeitos e fraquezas em pensamentos, palavras, atos e omissões frente às exigências do Evangelho. Ter o firme propósito de não cometer novamente os pecados cometidos e procurar não mais cometer os mesmos erros. Existem dois tipos de pecados: "Convém avaliar os pecados segundo sua gravidade. Perceptível já na Escritura, a distinção entre pecado mortal e pecado venial se impôs na tradição da Igreja. A experiência humana a corrobora" (CIC 1854). "Para que um pecado seja mortal, requerem-se três condições ao mesmo tempo: 'É pecado mortal todo pecado que tem como objeto uma matéria grave, e que é cometido com plena consciência e deliberadamente'" (CIC 1857). "Comete-se um pecado venial quando não se observa, em matéria leve, a medida prescrita pela lei moral, ou então ou quando se desobedece à lei moral em matéria grave, mas sem pleno conhecimento ou sem pleno consentimento" (CIC 1862). Fazer todo possível para reparar o mal. A absolvição apaga o pecado, mas não corrige todas as desordens que ele causou. Por isso perdoado do pecado, o pecador deve ainda recuperar a plena saúde espiritual. O exercício penitencial que o confessor sugere não é dado só para expiação dos pecados cometidos e para reparar eventuais danos causados, mas também como ajuda para iniciar uma vida nova e favorecer a plena reparação da enfermidade do pecado. Esta reparação é a expressão de uma revisão autêntica da vida, na qual o penitente procura suportar e reparar os efeitos maléficos de suas ações ou omissões, no seguimento de Cristo e em solidariedade com seus irmãos, sobretudo com aqueles diretamente atingidos pelos seus pecados. Ela pode consistir em orações, mortificações, e em obras de misericórdia.

Fonte: http://www.portalcatolico.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário