quinta-feira, 30 de junho de 2011

13° DOMINGO DO TEMPO COMUM

Findo o Tempo Pascal, com a Solenidade da Santíssima Trindade retomamos a celebração do Tempo Comum. E nos domingos deste ano (Ano A, do Calendário Litúrgico) estamos meditando o Evangelho segundo São Mateus.

O Evangelho deste domingo é o final do capítulo 10, no qual Jesus envia os apóstolos em missão. E no trecho deste domingo, Jesus mostra que o discípulo, para colocar-se em missão, precisa ser capaz de desprender-se de todos os apegos. E destaca três: o apego às pessoas, ensinando que o nosso amor a Deus deve ser maior que o nosso amor aos nossos pais, aos filhos ou a qualquer pessoa; o apego aos problemas, ensinando que não podemos deixar que a cruz de cada dia nos impeça de segui-lo; e o apego às coisas materiais, mostrando que quem quer aproveitar, curtir a vida, vai perdê-la, mas que é capaz de doar a vida para Cristo, esse encontra o verdadeiro sentido de viver e a verdadeira felicidade.

E finalmente, Jesus mostra que os discípulos que se desapegam e se colocam em missão, tornam-se instrumentos da graça de Deus. E quem acolhe esses discípulos, acolhe o próprio Jesus e acolhe o Pai, que O enviou.

Somos, pois, convocados por Jesus para nos desapegar de tudo o que nos escraviza e impede que estejamos ao seu serviço. E devemos ter consciência de que Cristo nos torna portadores da presença de Deus, da sua graça e salvação a quem encontrarmos.

Fonte: http://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário