quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

SANTÍSSIMA TRINDADE: FRATERNIDADE




Nesta quinta-feira, encerramos a nossa meditação sobre o mistério da Santíssima Trindade, contemplando o gesto maravilhoso de fraternidade que Deus nos revela. As Três Pessoas Divinas, Pai, Filho e Espírito Santo, não permanecem fechadas em sua essência divina, mas estão voltadas para fora, realizando o gesto de ir ao encontro do diferente, do outro. Deus assim se revela como alguém que sai de si, indo ao encontro do outro com um único objetivo: amar. Assim o Pai manifestou seu amor ao criar todo o universo e ao criar cada um de nós, como o oleiro molda cada peça com suas próprias mãos.

Assim o Filho manifestou seu amor ao despojar-se de sua condição divina, fazendo-se um ser humano em tudo igual a nós, exceto no pecado, e um amor manifestado sem reservas, até o sacrifício na cruz. Assim o Espírito Santo manifesta seu amor, fazendo-se presente no meio de nós, com sua força de renovação.

Em nossa sociedade atual, marcada pelo egoísmo e pela indiferença, encontramos muitas dificuldades para criar relações estáveis. Somos continuamente tentados a ficar fechados em nosso pequeno mundo, com nossos projetos pessoais e nossas vontades. Sempre que possível, evitamos ir ao encontro do irmão, evitamos nos envolvermos com o outro, com seus problemas, pois isso vai exigir de nós o compromisso e a doação de si em favor dos irmãos necessitados. Vai exigir o verdadeiro amor, como o revelado por nosso Deus.

Contemplando o mistério da Santíssima Trindade, aprendemos que não poderemos ser plenamente humanos se não estivermos dispostos a ir ao encontro do irmão e com ele nos comprometermos, em relacionamentos estáveis e solidários. Este mistério divino nos ensina a sermos pessoas dispostas a nos comprometermos com o outro, especialmente com suas dores.

Fonte: www. Paroquiasaojudastadeusc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário