terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SANTÍSSIMA TRINDADE: IGUALDADE



Qual das três Pessoas Divinas é a mais importante: o Pai, o Filho ou o Espírito Santo? Se escolhermos uma delas como sendo mais importante, cometemos uma heresia chamada de subordinacionismo, a qual afirma que não existe igualdade entre as três Pessoas, que o Pai é maior e mais importante que o Filho e o Espírito Santo. Se acreditamos que as três Pessoas possuem a mesma natureza, ou seja, são Deus, então não pode haver desigualdade de valor e de majestade entre elas.

As três são divinas desde a eternidade e por toda a eternidade; as três recebem o mesmo louvor de toda a criação e têm a mesma dignidade. O Pai é diferente do Filho e do Espírito Santo, sem ser mais importante ou sem desvalorizá-los. É a manifestação da diferença na igualdade.

Em nossa sociedade, estamos acostumados com a idéia de que a diferença é sinônimo de desigualdade. Quando afirmamos que duas pessoas são diferentes, já nos preocupamos em determinar quem é melhor ou mais importante. Nesse modo de pensar, não é possível ser diferente sem sofrer a discriminação e a exclusão.

Nosso Deus Uno e Trino nos ensina que a diferença e a igualdade não são contraditórias. Ele, pois, se revela na diferença, pois uma Pessoa Divina não se confunde com a outra. Cada uma é diferente da outra, mas nenhuma Pessoa Divina é superior ou inferior a outra.

Contemplando esse mistério divino, aprendemos a reconhecer que somos diferentes uns dos outros, que temos nossas características próprias, com nosso jeito próprio de pensar, de sentir e de agir. Mas, apesar de sermos diferentes, não somos melhores nem piores que ninguém. Temos a mesma dignidade e o mesmo valor. Assim, iluminados pela Santíssima Trindade podemos reconstruir nossos relacionamentos familiares e sociais, reconhecendo a beleza de sermos diferentes, sem fazermos hierarquia entre as pessoas, sem considerar uma pessoa inferior a outra.

Fonte: www. Paroquiasaojudastadeusc.org.br
Postador por: Gean Maranhão – Missionário Pentecostes




Nenhum comentário:

Postar um comentário