segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

4º DOMINGO DO ADVENTO


Às portas do Natal, a Palavra de Deus anuncia que nascerá o Filho do Altíssimo, que reinará para sempre. No anúncio que o anjo Gabriel faz à Virgem Maria, cumprem-se as palavras que o profeta Natã disse ao rei Davi, ao revelar que não seria ele a construir um Templo para o Senhor, pois o próprio Senhor viria habitar no meio do seu povo.

Com o nascimento de Jesus, revelou-se plenamente o mistério de Deus, como diz São Paulo na Carta aos Romanos. Com a encarnação do Verbo Divino, Deus revelou sua face mais íntima, mostrando ao mundo seu rosto de amor. Nosso Deus não é um ser isolado em sua divindade e distante da humanidade. Pelo contrário, Ele vem ao nosso encontro, mistura-se com nossa condição humana, para plenificar a nossa vida.

Esse encontro entre Deus e a humanidade deu-se no ventre de Maria Santíssima. Por isso, somos convidados, neste 4º Domingo do Advento, a contemplar a Virgem Maria como aquela que se entregou inteiramente ao Senhor, para que se cumprissem as promessas feitas na Antiga Aliança. A resposta de Maria revela sua fidelidade e confiança no Senhor: faça-se em mim segundo a vossa Palavra. Com seu SIM, Maria permitiu que Deus se unisse à humanidade. O ventre de Maria foi o ponto de comunhão entre o céu e a terra, entre Deus e a humanidade.

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre. Por isso ele continua vindo ao encontro da humanidade, especialmente na graça da Eucaristia. Ao recebermos a Eucaristia nós também fazemos a experiência de Maria, de acolher o Senhor em nossa vida. E como Maria ofereceu seu filho para que a humanidade recebesse a salvação, assim também nós não devemos receber a Eucaristia como tesouro intimista, na busca da quietude interior que nos fecha no egoísmo. Como Maria, devemos acolher Jesus para levá-lo ao mundo, àquelas realidades que necessitam da presença de Deus para que aconteça a libertação e se manifeste a paz do Senhor.

Fonte: http://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário