segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

2º DOMINGO DO ADVENTO


A liturgia deste 2º Domingo do Advento nos convida a preparar os caminhos do Senhor, para que sua glória resplandeça entre nós. Da mesma forma que Isaías anunciou a primeira vinda do Senhor, João Batista preparou o povo para acolher Jesus que já estava presente no mundo, São Pedro aconselha a nos empenharmos em uma vida santa, aguardando a sua vinda gloriosa.

As palavras de Isaías são de esperança para o povo que estava no exílio, anunciando que a servidão acabara, as faltas foram expiadas e a glória do Senhor iria se manifestar. O Senhor vem como um pastor, para apascentar seu rebanho e carregar os cordeiros ao colo. É preciso preparar os caminhos para acolher o Senhor: nivelando vales, baixando montes, endireitando as estradas. João Batista realiza as palavras de Isaias, anunciando um novo tempo, dando testemunho de despojamento e de libertação de tudo o que pode impedir a acolhida do Salvador.

São Pedro, escrevendo aos cristãos de ontem e, a nós hoje, lembra que o dia do Senhor chegará num instante inesperado. Quando isso acontecerá ninguém sabe, pois o tempo de Deus é diferente do tempo dos homens: para Deus, um dia é como mil anos e mil anos são como um dia. Dá-nos a certeza de que tudo se desintegrará, ou seja, todas as estruturas sociais e culturais que geram sofrimento e dor desaparecerão, para que surja um novo céu e uma nova terra, onde reinará a justiça. Diante dessa certeza, devemos nos empenhar em viver santamente.

Sabemos que o Senhor virá em sua glória, mas não sabemos quando isso acontecerá. Devemos, pois, nos empenhar para viver na santidade. E para isso é preciso uma sincera conversão, como nos pede João Batista. Converte-se é aplainar a nossa história, abaixando os montes do orgulho, nivelando o vazio existencial causado pelo egoísmo, e endireitando o que o pecado entorta em nossa vida.

Fonte: http://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário