sábado, 3 de setembro de 2011

22º DOMINGO DO TEMPO COMUM

O 4º domingo do mês vocacional é o dia das vocações leigas. Daqueles batizados que servem ao Senhor, sem receber o sacramento da ordem ou sem fazer os votos de pobreza, castidade e obediência.

A Palavra de Deus do domingo anterior nos mostrou que todos nós somos chamados. E o chamado de Deus é algo pessoal e íntimo, que toca o coração. Jeremias usa o termo seduzir, que na raiz latina, tem o sentido de separar para si. Ele relata também que a missão não é fácil e que sofre perseguições, mas não consegue abandonar o Senhor. É uma relação de amor profundo, que leva a doação da vida.

São Paulo nos convida a oferecer nossos corpos, ou seja, oferecer a nós mesmos, inteiramente, sem restrições. Este é o sacrifício que agrada a Deus: a entrega de si mesmo. E o objetivo é de transformar a si mesmo e transformar o mundo. Quando não nos entregamos a Deus, deixamos que o mundo nos molde. Quando nos consagramos a Deus, Deus nos molda e nós transformamos o mundo.

E no Evangelho, diante do anúncio que Jesus faz de sua missão, que inclui a doação da própria vida, Pedro não aceita, pois ele espera que Jesus seja o Messias do poder e da glória, e não do serviço e da entrega de si. Mas Jesus o repreende, chama-o de satanás, que significa adversário, aquele que se coloca contra Deus. Porque Pedro é adversário? Porque pensa como os homens e não como Deus. Porque está moldado pelo mundo e não por Deus.

Jesus então reafirma que aquele que aproveita a vida, perde-a, mas quem a doa, encontra o verdadeiro sentido de viver. E deixa a todos nós o convite: renunciar a si mesmo, tomar a cruz e segui-lo.

Os catequistas e todos os leigos comprometidos com o Senhor fizeram a experiência de Jeremias, de deixar-se seduzir pelo Senhor. São apaixonados por Deus e por seu projeto de amor. Oferecem seus corpos em sacrifício a Deus, deixando-se moldar pelo Senhor. São os discípulos que renunciam a si mesmos e tomam a cruz do serviço, para seguir Jesus.

Fonte: http://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário