quinta-feira, 13 de outubro de 2011

28º DOMINGO DO TEMPO COMUM


Jesus nos convida a refletir sobre a acolhida da salvação que Deus nos oferece, utilizando a metáfora do banquete, o qual indica a realidade desejada por Deus, de abundância, de alegria e de intimidade com cada um de seus filhos. Segundo a parábola, o banquete de casamento preparado pelo rei foi recusado, de forma até violenta, pelos convidados. Isso é uma referência à atitude dos sumos sacerdotes e anciãos do povo, que não aceitaram a aliança oferecida por Deus através de Jesus Cristo.

Segundo a parábola, o rei estendeu o convite a todas as pessoas, e a sala da festa ficou lotada, mostrando que a salvação é oferecida a toda humanidade, sem distinção. O profeta Isaías já havia anunciado a destinação universal da salvação, também com a metáfora de um banquete oferecido por Deus no monte Sião, para todos os povos.

Entretanto, a parábola fala de um homem que foi expulso da festa por não estar trajando a veste adequada. Isso mostra que a acolhida da salvação oferecida por Deus não pode ser algo superficial e apenas de palavras, mas uma atitude que transforma a vida. Aquele que aceita participar do banquete deve revestir-se de Cristo, com atitudes concretas que revelem a acolhida da salvação.

Hoje muitas pessoas continuam recusando a salvação oferecida por Deus, rejeitando seu amor. E isso fica visível com relação à Eucaristia, o banquete oferecido por Jesus, em seu Corpo e Sangue, para renovar em nossa vida a graça da salvação. Muitas pessoas rejeitam o convite de Jesus para participar da Eucaristia, deixando Deus em segundo plano em sua vida. E nós, que aceitamos participar da Eucaristia, devemos estar atentos para nos revestirmos de atitudes que revelem a nossa comunhão com Deus, como a solidariedade, compaixão e bondade.

 
Fonte: http://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário