sexta-feira, 20 de maio de 2011

4o. Domingo da Páscoa


O 4º Domingo da Páscoa é o Domingo do Bom Pastor. Jesus ressuscitado se apresenta como o Bom Pastor, que cuida de seu rebanho. A partir da realidade vivida pelo povo da Palestina naquela época, Jesus usa a imagem do pastor para manifestar o seu cuidado e sua proteção para com seus discípulos. Como o pastor conhece suas ovelhas pelo nome, Jesus conhece a cada um de nós. Jesus conhece quem somos, conhece nosso íntimo, mais do que nós mesmos nos conhecemos

As ovelhas ouvem a voz do pastor e o seguem, mas não seguem um estranho. Nós, que somos as ovelhas do rebanho de Jesus devemos nos perguntar: será que reconhecemos a voz do Senhor em meio a tantas vozes do mundo? Será que seguimos Jesus ou "um estranho" qualquer, que se aproxima de nós e, falando bonito, quer nos afastar da comunhão com o Senhor?

Jesus se apresenta como a porta, a porteira do curral, por onde as ovelhas entravam e ficavam em segurança, protegidas. Jesus é a porta da salvação, a entrada para uma vida nova, sem dor, sem sofrimento. Por isso, Ele se distingue do ladrão, que vem para roubar, para destruir. Jesus, ao contrário, veio para que todos tenham vida e vida em abundância.

Jesus, o bom pastor, cuida de cada um de nós. Conhece nossa vida, nossas dores, nossas esperanças e temores. Como Jesus, também nós devemos viver a virtude do cuidado. Devemos cuidar de nós mesmos, em nosso ser inteiro: a dimensão física, afetiva e, principalmente, a dimensão espiritual, tão esquecida em nossos dias. Mas não podemos cuidar somente de nós, pois isso seria egoísmo. Devemos cuidar também do nosso irmão, desde os mais próximos, em nossa família, até os mais distantes, aqueles que Deus coloca em nosso caminho, necessitando do nosso cuidado. Devemos também cuidar da nossa Igreja, servindo nas pastorais, sendo dizimistas fiéis. E também, devemos cuidar da criação, cuidar do nosso planeta, a casa que Deus criou para todos nós.

Fonte: http://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário