domingo, 15 de maio de 2011

3o. Domingo da Pascoa

Neste 3º Domingo da Páscoa o Evangelho nos apresenta a comunhão dos discípulos de Emaús com Jesus Ressuscitado, na escuta da Palavra e na fração do pão. A nossa Igreja se inspirou nesse encontro de Jesus com os discípulos para estruturar a Celebração Eucarística. Em cada Eucaristia, Jesus nos fala, explicando as escrituras, e parte o pão para nós, oferecendo seu Corpo e Sangue.

A comunhão com Jesus, na Palavra e na Eucaristia, tem o poder de transformar a nossa vida. Assim aconteceu com os discípulos de Emaús que, desanimados e desiludidos, tinham abandonado o caminho do Senhor, e voltavam para casa. Voltar para casa significa voltar para a vida velha, a vida que tinham antes de se tornarem discípulos do Senhor. Mas, após a comunhão com Jesus, eles retornam correndo para Jerusalém, retornam para viver em comunhão com a comunidade.

A comunhão com Jesus nos liberta do desanimo, das desilusões, nos resgata de todo mal, e nos concede a verdadeira paz. Mas essa comunhão com Jesus não pode ser apenas no nível pessoal. Se os discípulos de Emaús tivessem apenas uma comunhão pessoal, intimista, iriam dormir felizes, mas não voltariam para Jerusalém. Muitas pessoas hoje fazem comunhão com Jesus na Eucaristia apenas para obter paz espiritual, mas não querem uma comunhão mais profunda com o Senhor, com a vida da Igreja. A verdadeira comunhão com Jesus nos traz paz interior, mas também nos faz a viver a comunhão com a Igreja e com os irmãos necessitados.

Fonte: http://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário