quarta-feira, 6 de abril de 2011

4º Domingo da Quaresma


CEGO É QUEM NÃO QUER VER!

Neste quarto domingo da Quaresma meditamos o gesto de Jesus, de curar o cego de nascença. Neste gesto contemplamos a graça do batismo, que nos cura da cegueira espiritual e nos concede a luz da fé. O texto do Evangelho de São João mostra que todos à volta daquele homem cego estavam também dominados pela cegueira: os vizinhos e conhecidos, os fariseus, as autoridades e até mesmo os pais. Eram cegos porque não queriam enxergar que Jesus era o Messias, o Salvador.

Pelo Sacramento do Batismo recebemos a luz de Deus, que liberta de toda forma de cegueira espiritual, dissipando as trevas do pecado com a luz de seu amor divino. Entretanto, apesar de já sermos batizados, nós muitas vezes nos afastamos de Jesus, que é a luz do mundo. Longe da luz, nossa vida vai sendo dominada pelas trevas do pecado e vamos nos tornando cegos. Não conseguimos enxergar a presença de Deus em nossa vida, não conseguimos enxergar o irmão que está ao nosso lado, necessitando do nosso auxílio. E a Campanha da Fraternidade deste ano mostra que, muitas vezes, nós ficamos cegos diante da destruição da vida em nosso planeta.

Aproveitemos esse tempo quaresmal para nos deixar curar pela graça de Deus, que nos liberta de todo pecado. Assim poderemos enxergar a presença de Deus em nossa vida, e fazer com que essa presença da luz divina dissipe todas as trevas do nosso mundo.

Fonte: http://www.paroquiasaojudastadeusc.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário