segunda-feira, 8 de novembro de 2010

SAÚDE PÚBLICA

Devemos tomar uma iniciativa! Dengue não!



 (DivulgaçãoA. aegypti (transmissor).


 
Área verde no setor Lago Sul.



Você já tirou um dia para passear pelo seu bairro e bairros vizinhos para constatar a situação que ele se encontra?
Se não, é bom tirar um tempinho para isso, pois se demorar, poderá ser tarde demais, tirei 30 minutos do meu dia para isso, lamentavelmente deparei-me com um cenário não muito feliz, que não é tão diferente com o da cidade, e muito menos com o do restante do país, talvez até melhor, se é que tem algo de melhor nisso.  As pessoas já não sabem mais o significado de saúde e de educação, em todo lugar que você vai existe lixo jogado em terrenos baldios, em frente de casas, do lado de escolas, igrejas e até mesmo no meio da rua. Com esse período de chuva, que está iniciando, o número de caso de dengue aumenta junto com as poças de lama que surge na capital, como cristãos não podemos agir perante essa situação com a maior naturalidade, pois “o cristão não deve silenciar-se diante do erro".
Como isso vem acontecendo?
Lixo doméstico em rua do setor L.Sul. 
Através de nós mesmo, deparamos com pessoas cometendo estas práticas herdadas pelos pais, avós, bisavós e não buscamos corrigi-los, omitimos o erro dessas pessoas.  Esses indivíduos estão agindo com um ato criminoso e irresponsável, que prejudicará a sociedade  no âmbito de saúde pública, essa pessoa poderá responder por homicídio culposo em caso de morte devido a dengue em um raio de 1 km de sua residência e poderá ser indiciada e responsabilizada em caso de ocorrência da doença no mesmo alcance. Diariamente uma grande quantidade de lixo que pode acumular água parada é jogada ao ar livre, agora o que fazemos para mudar esse quadro? Na prática quase nada! Devemos dizer não a esses atos irresponsáveis! Por que é a classe mais pobre que não tem condição financeira para mandar os familiares para fazer tratamentos dessa e outras doenças (provenientes do lixo) em hospitais particulares, isso porque é precária a situação dos hospitais públicos no Brasil.

 O que podemos fazer?
Lixo doméstico ao lado da Esc. Maria Júlia no Aureny 3.
Podemos rever com a população o conceito de poluição, saúde, doença, morte, família e amigos, saudades, consciência humana. Isso pode ser mudado no nosso dia a dia, conversando com amigos, vizinhos, até mesmo com aquelas pessoas que não a conhecemos, é um passo para fazermos novas amizades, devemos agir com educação e demonstrar preocupação, pois afinal de conta o cristão somos nós, deixe a pessoa ser ignorante se for o caso e se ela persistir em jogar lixo em locais inadequados, existem órgãos específicos para esse tipo de denúncia. O que não pode acontecer é de você ficar mudo perante esse tipo de negligência, pois você também corre o risco de morte, descuidar da natureza é não valorizar a vida!
 Texto e foto por: Djean da Costa Barbosa

Voce pode ter imformações sobre a dengue no seguinte site:
 http://www.combateadengue.com.br/

Telefones úteis em Palmas para denúncias e dúvidas:
Quadra 104 Norte, Av LO 2 nº 13 conj 1 lote 30
Tocantins/Palmas - CEP: 77.006-022
Tel.: (63) 3218-3264/3258                  
Fax: (63) 3218-3263
E-mail: visa@saude.to.gov.br                                                                                            

Um comentário:

  1. É isso ai galera.....

    Pentecostes tbm se preocupa com a saude publica... vamos juntos combater todo tipo de mal do corpo e da alma .... juntos nessa galera
    valeu Djean parabens pela postagem

    amu vcs familia

    bjuss

    Deybb R. Costa
    Missionaria Pentecostes

    ResponderExcluir