No último dia 17, às 09h30, pisou firme em terras tocantinenses, no aeroporto de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, 2° arcebispo da Igreja de Palmas. Às 10h00 ele recebeu das mãos do prefeito Raul Filho, como gesto simbólico, a chave da cidade. Estavam presentes o governador eleito Siqueira Campos, autoridades civis, bispos, colégio de consultores da arquidiocese e cerca de 200 fiéis de diversos segmentos da igreja.
Em seguida, numa carreata, Dom Pedro Brito, em carro fechado, foi até a pró-catedral São José onde realizou sua primeira adoração em Palmas. Depois, em cima de um trio elétrico fez carreata até ao local de construção da Catedral do Divino Espírito Santo, na Praça dos Girassóis.
No local recebeu homenagens da Guarda Metropolitana e depois de alguns instantes de oração e benção com água benta sobre o povo e a Catedral em construção, Dom Pedro Brito, realizou um momento de adoração na Capela do Santíssimo. Logo após, padre Jonas, primeiro sacerdote a residir em Palmas e que recebeu Dom Alberto Taveira, primeiro arcebispo, proferiu a palavra contando um pouco da história da arquidiocese e do povo tocantinense.
Dom Pedro Brito recebeu ainda uma homenagem de foliões da Folia do Divino Espírito Santo da cidade de Monte do Carmo/TO. Em seguida se pronunciou e deu a bênção sobre o povo. Depois do almoço, às 15 horas, ele concedeu uma coletiva para imprensa. Logo mais à noite, às 19h30, na quadra poliesportiva do Colégio Marista, foi celebrada a Missa de Posse Canônica. Cerca de 3500 pessoas estiveram presentes na missa.
As fotos da chegada e da missa de posse canônica podem ser conferidas na seção de fotos e vídeos do blog.
texto e foto: Djavan Barbosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário