Vigília dos Jovens Adoradores em preparação para a JMJ 2013 |
Jovens indo ao encontro do Papa. JMJ 2011 Madrid, Espanha. |
Criada em 1984 pelo o Papa João Paulo II, com o então nome de Encontro Internacional da Juventude por ocasião do Ano Santo da Redenção, entregando aos jovens a Cruz da Jornada, que se tornaria um dos principais símbolos futuros.
No ano seguinte, em 1985 as Nações Unidas declarou-o como Ano Internacional da Juventude. Em Março do mesmo ano, ocorreu outro encontro internacional de jovens, foi aí que o Papa anunciou a criação da Jornada Mundial da Juventude.
A Jornada Mundial é um evento que acolhe, traz esperanças e dá respostas ao mundo de que o jovem é de suma importância para a Igreja. De que não é preciso buscar à Deus só quando se é adulto ou já no fim da vida: "Mas, lembra-te de teu Criador nos dias de tua juventude, antes que venham os maus dias e que apareçam os anos dos quais dirás: Não sinto prazer neles;" (Eclesiastes, 12:1). É um canal da Graça de Deus para o mundo. Mundo esse que trata os temas voltados à juventude banalmente, que não sacia o desejo do seu coração, do seu mais íntimo, aonde apenas A Palavra, O Amor e A Misericórdia de Deus podem preencher tais lacunas.
Curiosidade:
Além das Riquezas Plenas alcançadas, por consequência, a JMJ traz vários benefícios aos países que á sediam. Veja os números da ultima edição em 2011 em Madrid, Espanha:
- Entrada de 354 MILHÕES DE EUROS na economia espanhola
- Lucro de 13 MILHÕES DE EUROS somente em arrecadação de impostos
- Aumento de 29% da ocupação hoteleira
- Geração de 4589 empregos em toda a Espanha, sendo 2894 só em Madrid
Fontes: